terça-feira, 3 de julho de 2012

Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. Mateus 6:21



Nos meus últimos dias, dias de turbulência completa, de transformações, de mortes de mim mesma, de renascimentos de outra eu, muitas coisas aconteceram, dentre elas, a vontade de voltar a publicar nesse blog. As palavras já não cabem mais no peito,muitas vezes não podem sair pela boca, e também não cabem mais em microblogs como Facebook ou Twitter, pois são muito pessoais, e muito longas, rs...
Então, volta a filha pródiga ao antigo lar...
Acabei de escrever pra um amigo essas palavras: 


A cada dia que passa, eu vejo que preciso buscar plenitude,
estar em equilíbrio já ajuda
mas uma coisa é fato: o único sentimento que deve unir duas pessoas é o amor. 
Fora disso, só restam mentiras
e, claro, a gente busca o que a gente é.... 
as situações que nós colocamos na nossa vida, 
são reflexo das pessoas que nós somos.


Terminada a conversa, fiquei pensando muito sobre essa ideia de que as
situações da nossa vida são reflexos de quem nós somos realmente.
E então veio essa frase do Mestre Jesus:



 "...Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração..."

Pensando nisso, eu pude ver que nós ficamos nas situações em que nos sentimos confortáveis, nós escolhemos os passos que vamos dar a partir das coisas que nosso coração mais valoriza.
Houve um tempo em que eu, a Antropófaga, valorizei demais o orgulho. Quis a todo custo fazer como Renato Russo disse: provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém.
E hoje, 10 anos depois, o meu orgulho ainda cobra as suas consequências.
Naquela época, meu tesouro era o meu orgulho. E com o meu orgulho estava o meu coração.
E só recentemente eu pude perceber isso.
E só recentemente eu pude perceber que não são palavras vãs quando os Grandes Mestres nos falam sobre os malefícios do orgulho. Hoje eu percebo que até mesmo o orgulho interno, aquele que a gente sente mas não diz a ninguém, não demonstra, até esse orgulho pode nos levar à ruína  No meu caso, bastou que alguém dissesse: VOCÊ NÃO É DIGNA DE TAL COISA. 
Antes eu não tivesse sido orgulhosa, e tivesse aceitado que em determinadas situações, é melhor mesmo não insistir, não me achar digna de algo que nem tão benéfico seria pra mim. 
Mas o meu orgulho não me deixou ver os malefícios. Só via que me negavam algo que eu queria. Meu Eu orgulhosa não poderia deixa aquilo acontecer. 
Eu não percebia, que na verdade, talvez, lá no fundo, eu de fato sentia que não merecia mesmo aquilo que me negavam. 
E eu tentei de todas as formas esconder esse sentimento de não ser digna,de não merecer a família que eu sonhava. 
E quanto mais eu tentava esconder, mais orgulho eu sentia. E o orgulho me cegava. 
Mas, depois de um período de muitas descobertas espirituais, de muitos véus rasgados, eu pude perceber, a partir de uma tristeza inexplicável que eu sentia toda vez que via alguém que tinha realizado plenamente todos os sonhos que na minha vida não se realizaram plenamente. 
Depois de analisar essa tristeza, Deus me deu a oportunidade de CONSEGUIR VER que eu me sabotei esse tempo todo. 
Eu, por não me achar digna, procurei todos os caminhos possíveis que me levavam a qualquer lugar, menos aonde eu queria chegar. 
É com muita alegria que eu percebo todas essas modificações, todas essas constatações sobre minha personalidade, e vejo que esse é só o início de uma longa caminhada. 
Muitas pessoas mantém o seu coração em tesouros de facilidades ou conquistas materiais, outros deixam o seu coração entregues a outras pessoas, vendo outras pessoas como seu próprio tesouro...
Cada dia que passa, eu vejo que o meu tesouro é a pessoa que eu posso ser, é a promessa de luz que eu sou.... meu tesouro são cada uma das minhas cicatrizes, pois elas me ensinaram muito sobre a vida...
Meu tesouro está nas pessoas que eu cativei e me tornei responsável por cuidar.... 
Hoje eu vejo que meu tesouro está em cada pessoa que cruza o meu caminho, e na VONTADE que eu sinto de ser um bálsamo, seja com um afago, com uma risada, ou apenas com um sorriso...
Meu coração está na ideia cada vez mais forte de que eu não sou apenas uma individualidade, desconexa e sem função.... Meu coração vibra por ter como tesouro a ideia de que eu sou uma das milhares de Partes, de um grandioso Todo...

Um comentário:

  1. É triste para mim saber disso. Não lhe conheço, mas, com certeza, deve ser uma pessoa digna de ser alguém. O orgulho não deve ser visto como algo ruim, mas sim como uma dádiva, como um presente de si para si mesmo, pois nossa individualidade é o que nos torna alguém, é o poder e o querer defender a nós mesmos que nos mantêm aqui; buscar conforto na coletividade é coisa de fracos, fracos seres que não merecem a oportunidade de ser alguém, e você não é fraca, mantenha o orgulho, não importa o mal que aparentemente faça, mantenha-o.

    ResponderExcluir